Facebook

Páginas

Resenha: Caixa de Pássaros - Josh Malerman


Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. 
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Ano: 2015 /  Páginas: 272
Editora: Intrínseca
Avaliação Final: 



Resenhando...

Ei gente, tudo bem com vocês? Hoje venho para mais uma resenha! Bora conferir?!

Esse livro é thriller psicológico, que se passa em um mundo pós-apocalíptico, onde as pessoas não podem sair na rua sem estarem vendadas, ou de olhos fechados, porque existe alguma coisa lá fora - algum ser/alguma criatura - que eles não sabem o quê é, só sabem que a partir do momento que uma pessoa olha essa coisa, ela acaba matando as pessoas ao seu redor (pais, filhos, vizinhos) e logo depois comete suicídio. 

O livro conta a história da Malorie, em duas linhas temporais: ora no passado ora no presente. 


No presente, Malorie está com dois filhos, vivendo sozinha em uma casa. Ela então, acaba de se decidir que é o momento certo deles saírem daquela residência. Contudo, para isso, é necessário atravessar um rio à barco, para chegarem a um lugar "x", o qual vai sendo explicado com a história dela contada no passado.

* Uma curiosidade: Malorie chama os filhos de "Garoto" e "Menina", em nenhum momento chama-os por nomes próprios.

No passado, - mas necessariamente há quatro anos atrás -, acompanhamos a trama a partir do momento que Malorie descobre que está grávida. Como também, os milhares de casos noticiados nos meios de comunicação sobre os surtos que andam acontecendo com uma frequência avassaladora em vários lugares no mundo. Malorie no início, não dá muito importância, acredita que são casos à parte, porém sua opinião muda pela quantidade de episódios, e por muitos deles serem em cidades vizinhas de onde mora. 

De acordo com os noticiários, eles supostamente acreditam que a causa principal de tais surtos ocorrem após o individuo olhar para algo, e logo em seguida, começa a enlouquecer, matando as pessoas de seu convívio das formas mais brutais que se possa imaginar, como também matando a si mesmo. O país decreta estado de emergência, e como precauções, passa a existir um toque de recolher, e as pessoas só saem nas ruas de olhos vendados, além de cobrirem suas janelas com cobertores escuros. 


A narrativa do presente são capítulos bem curtos, pois só mostra o tempo em que ela faz essa viagem de barco pelo rio com seus filhos, e é claro, eles estão o tempo todo de olhos vendados, então não há descrições do cenário. Isso é também uma das partes mais aterrorizantes porque eles têm que apenas ouvir e sentir, por exemplo: se há alguma coisa perto deles, se eles estão se aproximando de algo. Então você acaba vivenciando tais situações exatamente como os personagens, e sem poder enxergar nada! Sem contar o medo constante de algo que não se pode ver, mas você sente que está lá junto com você o tempo inteiro, seguindo seus passos.

E vale ressaltar também, e que é uma das grandes polêmicas que gira em torno desse livro é o jeito como a Malorie criou os seus filhos. Eles ficaram "parecidos" com uma espécie de crianças superdotados, pois ela fez um treinamento extremamente severo, onde eles pudessem identificar qualquer tipo de som a longa distância. O que foi cruel é que essas crianças têm apenas quatro anos de idade! Todavia, foi o que fez a Malorie se sentir mais segura em levar os filhos, pois estavam preparados para enfrentar essa viagem, e o que poderia acontecer nela.


A narrativa do passado mostra então, tudo o que aconteceu com a Malorie até aquele momento do presente. Isso inclui alguns personagens que ela acaba conhecendo, e nessa parte o livro aborda um ponto crucial do mundo pós-apocalíptico que é a luta pela sobrevivência. A obra conta com momentos em que o grupo tem de se dividir para ir atrás de alimentos. E todos os acontecimentos fora da casa, se passam com eles de olhos vendados! Eu particularmente, senti muito aflição nesses capítulos, pois além deles não saberem para onde estavam indo, há inúmeras cenas que eles conseguem sentir alguma coisa/algo perto deles, e eles não sabem o que é, mas também, eles não podem olhar para ver o que que é! E sinceramente, dá muita agonia! Com toda certeza é um dos momentos mais eletrizantes do livro!  A história em si é muito tensa, e te prende do começo ao fim.

Quero frisar também, e que achei bem intrigante, é quando eles retornam para casa (que está toda protegida, é claro, para seja possível ficarem de olhos abertos), eles tem que verificar se algo entrou junto com eles, então você sente aquele aperto no coração e fica se perguntando: "será que aquela coisa, aquela criatura entrou junto na casa?? Ai meu Deus!!! E se tiver entrado??" E aí, eles possuem um sistema de verificação, para ter certeza que nada entrou, visto que só assim eles possam abir os olhos. Porém, essa verificação que fazem, é como se fosse para algo físico, e se essa criatura ou essa coisa, fosse algo intocável?? Como eles lidariam? 

Entretanto, eles se arriscam, e acreditam que realmente seja uma criatura física, e torcem para que nada tenha seguido eles até a casa. Outro fato tenso no livro, e que é primordial em um mundo pós-apocalíptico, é o fato de você poder confiar ou não em uma pessoa que você acabou de conhecer.


CONSIDERAÇÕES FINAIS 

A edição é linda, e muito bem feita. Eu achei a capa em si bem sombria, e os pássaros combinaram muito. A história em si é super envolvente. E possui capítulos bem curtos, ou seja, a leitura fluí de uma forma, que quando você se dá conta, já acabou de ler! Particularmente, eu achei a história muito original e com uma criatividade imensa. É o primeiro livro do autor, e ele já começou muito bem. 

Não curti muito o final do livro, e sinceramente eu esperava mais! O autor deixou muito a desejar. Pelo que entendi, é um livro com a pegada mais "The Walking Dead" feelings, que não foca nos motivos pelos quais o terror ocorre, mas sim em como o ser humano sobrevive a ele. 

E caso você morre de medo de ler, ou não está acostumado com o gênero thriller (desse estilo terror/suspense), vai aí o meu comentário: Ele não é do tipo de livro pra ficar sem dormir nem nada, ele é tranquilo! Tem momentos que você fica muito aflito, como eu disse na resenha, contudo não é naquele nível de chegar a esse ponto! 

Obs: Todos os capítulos possuem essa margem 

E aí pessoal? Curtiram a resenha? Não deixem de comentar!


Me acompanhe também pelo Skoob: perfil.

6 comentários :

  1. Você me incentivou á passar na frente das minhas leituras esse livro, porque eu comprei, mas ainda não li :)
    Parece tão louco esse tipo de história né?E ninguém se dá conta de que realmente estamos vivendo isso.


    Gostei :)
    beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom Carol, eu também estava assim em relação a esse livro, sempre deixava para segundo plano. Mas quando eu finalmente li, recompensou muito.
      Histórias como essa, são bens originais. Não encontramos em todos os livros e são realmente muito loucas. É uma ótima escolha para sairmos de nossa zona de conforto.
      Beijão Carol, fico muito feliz que tenha curtido a resenha.

      Excluir
  2. Adorei sua resenha, e as fotos!! rs Mas o livro eu confesso que não fiquei mt animada pra ler não. Tô com uma lista enorme de outros livros pra ler esse ano! rs Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada May! Te compreendo e muito! Também tenho vários títulos em mente, e não posso deslizar muito para outras leituras, senão fico mais enrolada ainda rs

      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  3. OI, td bem?
    Poxa, que pena q vc não curtiu o final do livro, parecia ser legal! Na vdd é meio que meu estilo hahahaha, e adoro tb histórias com esse estilo do WD, tipo: Até o onde o ser humano vai? É dele que temos que ter medo? Etc...
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=vIIV6-Zdikc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana, criei tanta expectativa no final do livro que acabei me decepcionando, sabe? Estilos de histórias assim bate uma reflexão danada hahaha Também gosto muito.
      Adoro seu vídeos! Com certeza vou assistir esse!
      Mil beijos!

      Excluir

- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!
- Deixe também o link do seu blog para que assim, eu possa retribuir a visita.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.

Não deixe de seguir!

© Devaneios de Inverno - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger .
imagem-logo