Facebook

Páginas

10 Hábitos brasileiros que são mal vistos no exterior

Oi meus amores, como vocês estão?

É tão bom viajar! Conhecer novos costumes e culturas, e se for possível, países. Além de trazer vastas experiências, e boas lembranças. É algo com o qual gastamos dinheiro, contudo não se torna uma despesa e sim, um investimento.

No post de hoje, eu separei alguns hábitos que nós brasileiros temos, que são muitas das vezes vistos com estranheza, como também consideramos mal-educados e até ofensivos. E muitos deles nós nem sabíamos!  

Bora conhecer?

01- Comer pizza com garfo e faca


No Brasil é aquela velha rixa do uso ou não do ketchup, pois aqui no Rio, é muito comum comer pizza com ele e com maionese também.. mas já em São Paulo, não é tão normal assim, chega a ser nojento e estranho. E no exterior, o uso da pizza no prato, com ketchup, garfo e faca é praticamente nulo. Lá a pizza já vem toda cortada e eles pegam com a própria mão mesmo, e só. Bem inusitado né?

02- Fazer "joinha"


Em muitos países do Oriente Médio, fazer sinal de positivo com o polegar para cima equivale a mostrar o dedo do meio para alguém - o que seria ofensivo e desrespeitoso para qualquer pessoa. Em vez de fazer o “joinha”,  opte por falar algo positivo ou, na dúvida, sorria.

03- Segurar sanduíche/lanche com guardanapo


Vocês já repararam que em muitas séries de TV, os atores comem algo frito sem guardanapo nem nada? Muitos estrangeiros (principalmente norte-americanos), acham estranho que para comer hambúrgueres, salgadinhos e petiscos, muitas pessoas utilizem os guardanapos. Para eles, nada mais é do que um desperdício de papel. 

04- Jogar papel higiênico no lixo


Por essa eu não sabia! Para os gringos jogar o papel higiênico usado no cesto de lixo do banheiro é nojento e anti-higiênico. Lá fora é muito comum descartar o papel na própria privada e dar descarga, e não acumulá-lo na lixeira até trocar. Eu sinceramente achei isso bem estranho, pois além de entupir com mais frequência, gasta um número considerável de água. E por onde será que as mulheres jogam os absorventes usados? Pelo vaso também? Bem bizarro né?

05- Biquínis 


O nosso biquíni de fio-dental dá o que falar na gringa. Eles ficam chocados e não conseguem entender o por quê de ser tão pequeno! E eu não consigo entender o por quê da parte de baixo delas serem tão grandes hahhaha. E uma curiosidade que descobri lendo um livro YA (Young Adult), é que nos outros países existe a "depilação à brasileira", que para nós é a famosa "depilação completa". Ou seja, a que remove todos os pelos da região pélvica, frente e verso. 

06-  Dar gorjeta


No Japão e na Coreia do Sul, dar gorjeta para o garçom pode gerar uma tremenda confusão. Isso porque, na maioria dos casos, eles recusam o dinheiro, pois sentem orgulho de fazerem o trabalho sem incentivo extra além do salário. Se você forçar ou simplesmente deixar na mesa, eles podem ir atrás de você para lhe devolver.

07-  Chegar atrasado


No Brasil é usual você marcar uma festa às 20h, e os convidados começarem a chegar às 20h20 ou 20h30 por aí. Esse hábito em países europeus como a Alemanha, Londres e Inglaterra, seria caracterizado como uma atitude extremamente rude, um tremendo desrespeito e falta de consideração, pois eles normalmente tem uma pontualidade impecável (em especial os britânicos), que certamente estarão no local no exato horário que for marcado ou até alguns minutinhos antes.

08- Tomar banho todo dia


Grande parte dos brasileiros tomam mais de um banho por dia, no verão isso pode virar quatro, ou até mesmo cinco. Nós enxergamos isso como algo normal, questão de higiene. Contudo, para a Austrália, Rússia e muitos países da Europa, é extremante anormal. Devido ao clima predominante frio (como a Rússia, por exemplo, onde no inverno a temperatura pode chegar a 40 graus negativos!!) e questões culturais. É normal os cidadãos tomarem banhos um dia sim e o outro não, e até mesmo uma única vez na semana! Já imaginou? Não é a toa que falam que os melhores perfumes são os franceses, por que será hein?

09- Chamar uma pessoa pelo primeiro nome


Aqui no Brasil é muito comum falarmos "O Lázaro", "A Taís", sem precisar citar sobrenome algum. Porém esse é um erro que nós devemos evitar no exterior, pois além de ser visto como algo arrogante, é desrespeitoso. Só se chama uma pessoa pelo primeiro nome depois de adquirir intimidade com ela. Antes disso, apenas pelo sobrenome acompanhado do pronome de tratamento. Como por exemplo: Mr Ramos (no caso se referindo ao exemplo acima do Lázaro), e Ms Araújo (se referindo a Taís).

10- Aperto de mão firme


Um simples cumprimento muito usado aqui no Brasil, pode pegar muito mal nas Filipinas. Por lá, cumprimentar alguém com um firme aperto de mão é considerado agressivo e até desrespeitoso.


E aí? Gostaram? Já conheciam algum?? Não deixem de comentar :)

17 comentários :

  1. Já tinha ouvido falar sobre o lixo, e realmente, muito bizarro. Na minha opinião, entope muito mais o banheiro, e também fiquei curiosa sobre como elas se livram do absorvente sujo hahaha.. Outra coisa que já conhecia, é ficar sem tomar banho, eu mesma, não consigo ficar um dia sem tomar banho, principalmente agora, com esse calor, tomo uns 2 banhos por dia ahaha bjss

    Vem visitar meu blog? Se gostar, segue! ♥
    www.super-caprichada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem estranho né? hhahha Se deixar eu tomo uns três banhos por dia! O calor é demais hahahhah
      Visito sim minha linda!!! Beijão!

      Excluir
  2. Eu conhecia alguns, meu único pensamento é: cada um com sua loucura. Tem um país que é considerado super errado tossir e colocar a mão na boca, sério. Pra eles é coisa de gente suja. A postagem ficou muito interessante.

    m-onologo.blogspot.com ♡♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Nossa!! Não me imagino passando um período muito longo em países assim, não me acostumaria de jeito nenhum.
      Muito obrigada!
      Beijão!

      Excluir
  3. Os itens, 1,3 e 4 eu já tinha lido em algum site alguns anos atrás, mas os demais, não fazia ideia. Embora o tratamento de chamar pelo primeiro nome eu já imaginasse, mas o aperto de mão ser agressão? Nossa, hein! Do biquini eu penso igual a ti, porque o delas é tão grande? kkkk Do banho eu imaginava, nos EUA eles escovam os dentes só 2x por dia. Nosso costume de levar a escova pro trabalho ou dentro da bolsa para eventual uso, eles acham bizarro.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
  4. acho o atraso nosso pior habito com certeza, horrivel; mas de resto cada lugar tem seu habito

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nós deveríamos mudar isso né? É bem chato.

      Excluir
  5. Esse choque de culturas é bem interessante rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Havia coisas que nem imaginava! Tipo o do "joinha" haha

      Excluir
  6. Não sabia isso do joinha, que loucura! Vi muito sites e vídeos gringos falando disso do guardanapo pra pegar os lanches. Achei bem bizarro isso do lixo também, porque pensei logo no absorvente também, mas na questão do papel, acho que lá é tranquilo nesse negócio de encanamento, por isso acham mais fácil descartar pela privada mesmo. Isso da depilação eu não sabia, se eu for morar lá fora, já sei qual pedir, hahaha! Isso da gorjeta no Japão é super diferente dos Estados Unidos né? Porque estava vendo uns vídeos em que falavam que lá você é praticamente "obrigado" a dar gorjeta, hahahaha! Porque se não der, eles ficam te olhando de cara feia. Ainda bem que aqui no Brasil é bem tanto faz quanto a isso né? Isso do horário eu sabia mesmo. Eu não sei se aguentaria ficar dias sem tomar banho, mesmo em um frio abaixo dos 30 graus. Eu acho que o pessoal aqui iria se enrolar todo se fosse me chamar pelo sobrenome, hahaha! Que louco isso do aperto de mão, hahaha! Adorei o post!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina conversando com alguém com o sobrenome Silva hhahhaa pois muita gente tem, imagina só a confusão! hahah
      Fico feliz que tenha gostado! Espero te ver mais vezes por aqui!
      Beijos :)

      Excluir
  7. Eu sempre sofro bastante com essas coisas quando eu viajo. A gente tem alguns hábitos aqui e lá eles não aceitam bem mesmo né. Por exemplo a pizza, quando eu pedi uma pizza em Londres e ela veio enorme quase tive um treco hahaha pior que ela era individual e veio sem garfo e faca.
    Adorei esse post.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim você já foi para Londres?? Me conta mais!! Que sonho!!! hahaa
      Beijão! ❤

      Excluir
  8. Adorei o seu post e realmente tem muitos habitos que parecem serem estranhos para os estrangeiros, mas creio que isso também ocorra com outros países e cultura.
    Lembrando que ta rolando um sorteio no blog de um kit capilar,
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Como os nossos costumes e hábitos são estranhos para eles :)
      Vou ir lá visitar! Muito obrigada por avisar.
      Beijinhos.

      Excluir
  9. Adorei da publicação :)
    Eu sou de Portugal e há muitas coisas igual ao Brasil, mas depende muito de muitas coisas...

    Por exemplo, pizza com garfo e fica, depende de onde estás, se for num restaurante mais caro é com garfo e faca, se for numa pizzaria qualquer ou em casa é com a mãe e em qualquer dos casos a pizza já vem cortada às fatias.

    Para além da depilação à brasileira temos também os biquínis brasileiros, são os que têm a cuequinha mais pequenas, mas a maior parte das vezes não é fio-dental.

    No caso do papel higiénico, em sempre vai para o lixo e sim pela sanita e pelo menos na minha casa não entope mais rápido por isso e a água gasta é a mesma. Os pensos absorventes vão para o lixo mesmo!

    Beijinhos
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderExcluir

- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!
- Deixe também o link do seu blog para que assim, eu possa retribuir a visita.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.

Não deixe de seguir!

© Devaneios de Inverno - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger .
imagem-logo