Facebook

Páginas

10 ideias para reutilizar o lixo eletrônico!

Ei galera, o post de hoje vamos falar sobre a reutilização do lixo eletrônico. Lixo eletrônico nada mais é que um o resíduo produzido quando descartamos materiais eletrônicos nos locais não adequados, por exemplos aqueles monitores de um computador antigo, baterias de celulares, e peças eletrônicas em geral. A forma correta de descartar esse lixo NÃO é em um lixo tradicional, como muitas pessoas acham, e fazem. E sim em lugares especializados a receber tais materiais, procure uma empresa especializada em sua cidade, ou leve-os até um loja de informática. Assim, você estará ajudando o meio ambiente, pois tais materiais são feitos por metais pesados, como chumbo e mercúrio e demoram anos e anos para se decomporem, chegando a causar problemas para a água, o ar, o solo, e também para os aparelhos respiratórios e neurológicos das pessoas.

Vocês sabem as diferenças de reduzir, reutilizar e reciclar (os famosos 3R's)?
  • Reduzir - Redução de matéria-prima, e do consumo.
  • Reutilizar - Dar um novo destino aquele produto que não é mais útil.
  • Reciclar - Voltar com o produto para o ciclo de produção novamente.
Agora vamos as ideias!!

1º-  Reutilize os monitores!!

Essa ideia é super criativa, tanto para nós e tanto para as escolas que ainda aderem o uso de monitores antigos (e em muitas instituições de ensino, esses monitores já não funcionam mais, e ficam lá ocupando espaço que poderia ser aproveitado).

Não são todas as escolas que tem o lixo organizado, papel em uma lixeira, vidro em outra e assim por diante. Essa ideia é bem bacana, e poderia ser produzido pelos próprios alunos em oficinas com os professores supervisionando, sendo realizada também uma conscientização dos alunos a respeito do lixo, respeitando e valorizando o meio em que vive!



Se você tem gatos ou cachorros, então vai adorar essa super dica! É só tirar tudo que tem dentro do seu monitor, (com muito cuidado pois monitores de tubo possuem componentes tóxicos no seu interior). Deixe só a carcaça e pinte como você quiser, depois coloque uma almofada e pronto. Seu amigão vai adorar!



Se você não tem nenhum animal de estimação, também tenho alternativas para você!
Que tal fazer um vaso para plantas, ou até mesmo um aquário?! É possível!



2º- Faça porta-retrato utilizando as teclas do seu teclado ou placas eletrônicas!







3º- Faça porta-lápis com teclas do teclado ou disquetes!


Achei o resultado lindo, da um toque todo especial nas suas coisas! Você poderá fazer também utilizando papelão, colar o tamanho que deseja seu porta-lápis (altura e largura), e em volta colar as teclas! No Youtube você também encontrará vários DIY e se inspirar mais ainda!



4º- Faça chaveiros utilizando teclas do teclado!

Uma ideia bem fácil e criativa.Você pode também formar palavras, fazer com uma tecla só, ou fazer com seu nome!




5º- Bloco de notas feito com disquetes!

Se você possui disquetes mas não sabe o que fazer com eles, não descarte! Reutilize!!

Aqui está o passo a passo: Bloco de notas feito com disquete (a página está em inglês, entretanto o google traduz automaticamente).



6º- Porta-treco com caixas de som!

Uma dica é que você pode também encapar com contact estampado, fica lindo!


7º- Anéis feitos com teclas do teclado!

As meninas vão adorar essa ideia, você pode utilizar aquele anel velho, que já não vê mais graça e transforma-lo em um anel moderno e estiloso!

Quem ficou interessada, aqui está o passo a passo!



8º- Relógio feito com HD ( Disco Rígido)!

Por essa eu não esperava, achei bem criativa. Vou deixar o link do passo a passo:

Como fazer um relógio de mesa com um HD!




9º- Mini ventilador utilizando USB!

Achei essa ideia bem inusitada e diferente, afinal nós nunca imaginamos que usando o USB você consegue um mini ventilador! Essa ideia é do Manual do Mundo, e eles estão de parabéns! Adorei! Ainda mais no calor, a ideia cai como uma luva. 



Confira também o vídeo: 


10º- Faça Arte!!

Essa vai para os artistas de plantão! Tirem aquele notão na Feira de Ciências de sua escola. Use a criatividade e se inspire! O resultado ficam excelente!




Bom pessoal, o post está chegando ao fim. Espero que tenham gostado e se inspire nessas ideias! Não esqueçam de deixar nos comentários o que vocês acharam (isso irá me ajudar muito), compartilhem o post com os amigos e me sigam nas redes sociais!

Até o próximo post! Beijoss!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!
- Deixe também o link do seu blog para que assim, eu possa retribuir a visita.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.

Não deixe de seguir!

© Devaneios de Inverno - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger .
imagem-logo