Facebook

Páginas

17 coisas que aprendi aos 17 anos

Ei pessoal! Tudo bem?

Amanhã completo meus 18 anos, e isso me soa tão estranho, afinal, ontem mesmo eu tinha 16! Me sinto mais adulta sabe? No entanto, com um enorme peso nas costas. Tenho muito medo de não alcançar meus objetivos, que são muitos por sinal. E de acabar entrando na comodidade.

E com isso em mente, resolvi escrever esse post justo no último dia que tenho dezessete, para listar as 17 coisas que aprendi aos meus 17 anos de vida. Claro que foram muito mais do que 17! Mas vamos lá!

1- Ser responsável nem é tão ruim assim. Pois é, uma das melhores vantagens nessa caminhada para os 18 anos é que as pessoas te levam mais a sério, além de te cobrar mais, é claro. Elas depositam também uma maior confiança. Afinal, você não é mais criança não é mesmo? E isso não é ruim. Ser responsável te faz ser maduro, faz você ter consciência que tem obrigações a cumprir e não pode simplesmente ignorá-las.

2- Nem todo mundo é seu amigo. Vem amigo pra cá, vai amigo pra lá. Mas afinal, quem realmente fica para contar história? Olha, é difícil te responder, porque quem de fato fica dá para se contar nos dedos de uma única mão. Amigo nunca foi quantidade, e sim qualidade. Preste menos atenção no que seus "amigos" dizem, e mais no que eles fazem. Suas atitudes irão te mostrar quem realmente são.



3- Seja uma pessoa comunicativa. Eu sou uma pessoa muito fechada, e passando por inúmeras situações, pude  perceber que é essencial ser uma pessoa comunicativa, não é ser aquela pessoa tagarela, que não para de falar sabe? Ser comunicativa é diferente. É saber se relacionar para não ficar para trás, pra não ser feito de bobo. É saber falar quando você tem alguma apresentação de seminário e/ou trabalho em geral, saber também se comunicar com pessoas desconhecidas, dar e pedir informação. Falar quando gostou de algo, e principalmente falar quando não gostou. Enfim, é você saber usar a comunicação a seu favor. Porque se você não falar, ninguém vai saber o que você está passando e sentindo.

4- Não construa sua felicidade em cima da infelicidade do próximo. Acho que essa frase já diz tudo. Será que realmente vale a pena você estar feliz com a desventura do outro? Você gostaria que alguém estivesse se divertindo às custas de alguma fatalidade que ocorreu na sua vida? Vamos parar e refletir, o infortúnio da "inimiga" não faz nosso sucesso.

5- Idade é apenas um número. Eu sei que quando a gente chega em uma certa idade, ficamos cismado com ela, mas mantenha calma. É só uma idade, só um número. Fiquei um tempo bem mal por simplesmente ter em mente que iria fazer 18, pode parecer bobo, contudo eu realmente não queria. Mas o que eu posso fazer? Não dá para prender o tempo por entre os dedos, para que assim, ele não possa passar. Fui obrigada a compreender e a lidar melhor com essa nova perspectiva, e com isso, tirar melhor proveito que se é possível ao fazer 18. 

6- Família é a base de tudo. Por mais que em vez ou outra ocorra algumas desavenças, saiba que eles só querem nosso bem e nossa felicidade. Respeite seus pais, seus avós e seus tios, eles têm muito o que lhe ensinar.

7- Se afaste de pessoas negativas. Sabe aquelas pessoas que em tudo que você for fazer elas colocam defeitos e vêem obstáculos? Fora que muitas vezes fazem comentários nocivos e corrosivos, que só nos colocam mais para ainda baixo? Então, se afaste dessas pessoas, te garanto que sua vida vai melhorar e muito. E caso você seja esse tal indivíduo negativo, pare com isso. Sério. Passe a enxergar a vida de uma forma mais positiva, em vez de dizer algum comentário do tipo "Você não vai conseguir" "Não vai dar certo", fale: "Não custa nada tentar né?", "Vamos! Você consegue!".


8- Nunca deixe de acreditar em você mesmo. Corra atrás do que faz teu coração vibrar, não abra mão de seus sonhos, você tem potencial para realizar coisas magníficas, acredite! 

9- Se aceite. Passei uma boa parte da minha adolescência buscando a aceitação das pessoas, teve uma época que queria engodar pois eu era extremamente magra, e sofria muito por isso, desde apelidos maldosos à situações dolorosas. Mas de uns anos pra cá, passei a me aceitar e a escutar mais meu corpo e suas necessidades. Passei a me amar. Você não vai agradar todo mundo, e não tem nada de errado nisso.

10- Seja grato. Seja grato pela comida que você possui em sua casa, por suas pernas, seus braços, seus pais, o teto em que vive. Seja grato a Deus a todo momento pela sua vida, e pela vida das pessoas que você ama. Há uma citação da Cecília Sfalsin que gosto muito em que diz: "Gratidão vai além de "muito obrigado", ultrapassa gentilezas, e, é superior a qualquer interesse. Gratidão é virtude de quem reconhece em Deus e no outro o valor que ele tem e o que ele faz sem exigir nada em troca. Quem sabe agradecer está apto a crescer."


11- Não leve tudo tão a sério. Relaxa, vai! Uma situação ruim não é o fim do mundo! Se preocupar demais só vai te fazer ficar com cabelo branco mais cedo, e você não quer isso, ou quer? Se permita ter uma vida mais leve, sem tanto apego material e a necessidade de estar sempre tomando as decisões corretas. Se permita errar, e principalmente, de se erguer. 

12- Deus é nosso melhor amigo. Sabe aquele amigo que está sempre com você? Que em cada obstáculo e momentos de profunda dor e desespero não se distancia de nós? Então, Ele é Deus. Nos conhece melhor do que ninguém, além de ser o único que consegue ler nosso coração. Deus é meu porto seguro, aquela pessoa que está sempre de braços abertos com seu amor incondicional, por mais que eu erre incontáveis vezes.


13- Nada que um dia após o outro. Pode parecer o fim do mundo, mas mantenha a calma, na manhã seguinte tudo se ajeitará. Descanse no Senhor, e peça a Ele discernimento para saber lidar melhor com essa situação. A vida tem um pouco disso, como diria Guimarães Rosa: "A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer de nós é coragem".

14- Não crie expectativas. Infelizmente (ou felizmente, se preferir) nem tudo é como nós queremos ou esperamos, e muitas vezes criar tanta expectativa em cima de algo, acaba virando um atrativo ainda maior para nos decepcionar. Por isso, é bem melhor ser surpreendido do que acabar nos desapontando, não é mesmo?

15- Estamos em constante mudança. Tudo se transforma o tempo todo, e nada permanece igual. Comigo não é diferente, e garanto que com você também não seja. Muda-se os tempos, as vontades, os hábitos e as manias. É chegada a hora de esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares, e optar pelo desconhecido. Sair de nossa zona de conforto.

16- Tudo é aprendizado. Escrever esse post me fez pensar que desde às pessoas - sejam elas boas ou ruins - que passaram por nossa vida, fizeram um papel fundamental ao que nos tornamos hoje. Gosto de acreditar que elas foram colocadas em nosso caminho por alguma razão. De uma forma ou outra, tudo que foi vivido, nos será útil no futuro. Seja nossos erros e decepções às nossas conquistas, pois nada é em vão. Tudo isso serve para o nosso amadurecimento e crescimento pessoal.

17- Há um tempo para cada coisa. Essa eu confesso que estou em constante aprendizado, sei que apressar os momentos e as circunstâncias não adiantam em nada, pois para tudo há um tempo certo. Quando somos jovens, queremos tudo para ontem. Porém, não é assim que funciona, você irá encontrar aquela pessoa especial, irá fazer a tão sonhada faculdade, e também passar em um renomado concurso, talvez não seja hoje. Mas quem sabe amanhã?





Bom meus amores, fiz esse post com muito carinho! É meu último antes dos 18, e espero que vocês assim como eu, tenham curtido muito!

Parabéns para mim!!!


59 comentários :

  1. Lendo isso me senti meio que orgulhosa de ti, mesmo não sendo uma amiga ou alguém do seu ciclo social. É tão gostoso ver quando as pessoas conseguem perceber e aprender coisas na vida, principalmente, assim, tão cedo...

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  2. Nem sempre é fácil lidar com responsabilidades não pela idade mais pela questão de experiencia, é muito legal ver que você mesmo jovem sabe lidar com certas situações de forma madura e da forma correta.
    E lembrar que Deus é um amigo e não um opressor como os atuais jovens costumam colocar sua ideia da personalidade de Deus.
    Muito bom seu post, fica muito claro alguns aspectos de sua personalidade.

    Beijos até mais!!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo seu post, bela reflexão sobre seu ponto de vista.
    Beijos e feliz aniversario, meio atrasado ne kkk então feliz 17 anos! :)

    http://www.docecostume.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente: PARABÉNS ADIANTADO! ;)
    Lembro como se fosse ontem quando fiz meus dezoito anos, como criei expectativas a cerca do que iria acontecer em seguida(nada mudou kkk), de quando acordei no dia seguinte e me senti exatamente a mesma. De quando notei que mesmo quando me dei conta que essa idade é apenas isto, uma idade... Enfim, acho que você é bem mais madura do que eu era quando estava para completar os dezoito. Todos esperamos que seja um grande marco, que todos notem a diferença. Mas isto só é visivel para nós mesmos.
    Enfim, um abraço e até mais!
    Blog Insaturada
    Facebook
    Instagram do blog
    Instagram Pessoal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Allana, tem muito disso que você falou mesmo, a mudança começa dentro de nós! Beijos, e espero te ver mais por aqui, viu?!

      Excluir
  5. Nossa, que post lindo e cheio de verdades! Parabéns atrasado!

    www.evelynsouza.com

    ResponderExcluir
  6. Yayyy, parabéns atrasado! Adorei a sua listinha, acho que a que mais pratico hoje em dia é "afaste as pessoas negativas" e "seja uma pessoa comunicativa". Quando estava no colégio, eu era MUITO fechada, acho que hoje falo até demais (o que também não é muito bom haha) mas me ajudou a fazer mais amigos e conseguir mostrar minhas ideias. O bom é que a vida nos dá a chance de sempre mudar e aprender mais x)
    Beijão, amei seu blog!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Raquel, além de nos dá a chance de nos reinventar novamente:)
      Fico muito feliz que tenha curtido o blog, espero te ver mais por aqui!
      Beijinhos!

      Excluir
  7. Ain, que blog mais fofo gente *---* Parabéns Taís!! Meio atrasado, mas ainda tá valendo, né? rsrs. Esse post está cheios de verdades. Acho que a única coisa que tenho dificuldade até hoje é de ser mais comunicativa. Eu gosto muito de falar, mas muitas vezes prefiro ficar no meu cantinho, sozinha e sem comunicação - acho até que sou meio anti social, rsrs. Enfim, mais uma vez parabéns pelos seus dezoito anos ^^
    Beijos ♥

    http://mecativaste.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada sua linda! Tá valendo sim!
      Te compreendo, também tenho um pouco disso. No entanto estou melhorando um pouco, pois se eu não dizer não tem como os outros me ajudarem, e tem muita coisa boa por aí, desde novas oportunidades à superação mesmo sabe? Ainda mais pra quem tem tanta dificuldade em falar em público ou expor seus pensamentos e opiniões oralmente. Fico muito contente por ter gostado do post, espero te ver mais por aqui!
      Beijoos!!

      Excluir
  8. Seu texto está muito maravilhoso, me identifiquei tanto que até achei que foi eu tinha escrito! Só que no meu caso seria mais trabalhoso porque eu teria que listar 21 coisas, aí é muita coisa hehehe.

    A questão dos amigos, de pessoas negativas... realmente é complicado! Isso foi e é motivo para eu sofrer, me angustiar muitas vezes. Mas o que vale é aceitar que a vida é assim e saber lidar com isso. As pessoas negativas podem até nos desanimar às vezes mas elas nunca vão ter poder sobre a gente! Se a gente conseguir tirar os olhos delas e evitá-las já ajuda muito.

    Sempre tive problemas em me comunicar por ser tímida e ter problemas de dicção, o que não ajuda em nada. Já estou prestes a me formar e ainda não sou como queria em relação à apresentação de seminários e em conversar com as pessoas, principalmente desconhecidas. Sinto que quero falar e sair correndo, ou então não fico bem à vontade e perco a chance de poder me desafiar e evoluir. Se eu conseguir passar em outra universidade e fazer outro curso prometo me superar. É muito chato ter que aceitar que não conseguiu, já me senti triste várias vezes por não conseguir me expressar do jeito que eu queria e me senti um fracasso... mas vida que segue!

    Um beijo

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Conhecendo o blog agora e simplesmente amando!
    Parabéns pelos seus 18 aninhos, nossa que saudade dos meus rs, aproveita bastante, mas confesso que não muda muita coisa não rs
    Já estou te seguindo pra não perder nadinha!
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos me falaram isso kkk Acredito que esse lance de idade mexe mais conosco, e como nos passamos a ver do que com os outros em si. Fico feliz que tenha gostado do blog, e mais ainda por ter seguido! Espero que curta muito os próximos posts, beijos!

      Excluir
  10. Feliz aniversário bem atrasado minha linda!
    E gostei de saber tanta coisa que você aprendeu mesmo sendo tão nova.
    A maior parte que você descreveu, eu aprendi com 20 a 22 anos. hehe
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, muito obrigada!
      Cada pessoa amadurece em seu determinado tempo. Fico feliz com a visitinha no blog. Beijos!!

      Excluir
  11. Adorei o teu post e fico muito contente que ainda hajam pessoas assim :) Parabéns atrasados, também fizemos quase no mesmo dia (eu fiz dia 26) :D
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom ler isso, muito obrigada! Parabéns atrasado para você também! Beijão e espero te ver mais por aqui :)

      Excluir
  12. Adorei seu texto! Aprendemos muitas coisas no passar dos anos!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Taís!
    A sua lista tem aprendizagens incríveis!
    Me identifiquei com vc em vários pontos, principalmente em ser grato e em colocar a família como base de tudo na vida. Isso é o que há de mais importante! =)

    Bjos
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente por ter se identificado com o post! É muito importante sim, e muita gente se esquece ou não dá tanta importância!
      Beijos!

      Excluir
  14. Verdade Tais. Nunca é tarde para aprendermos e nunca cedo de mais para que não possamos ensinar. A vida sempre nos ensina, mesmo nos momentos de alegrias ou tristezas. Parabéns linda! Bjoo

    ResponderExcluir
  15. Oi Taís! Antes de tudo, muito obrigada pelo seu comentário lá no blog, foi uma fofa!
    Estou com 18 anos agora e é realmente estranho pensar que essa é minha idade, mas se parar pra pensar, foi tempo suficiente pra aprender o tanto de coisa que eu aprendi. Muitos dos meus aprendizados estão na sua lista também <3
    Beijos

    Bagagenstrocadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço! É estranho mesmo, tudo parece estar passando muito rápido, fico contente por ter se identificado com o blog!

      Beijinhos ❤

      Excluir
  16. De facto a nossa vida é uma constante de aprendizagem.
    Parabéns super atrasados :)
    Gostei muito do blog e já sigo.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Virgínia, a vida tem dessas coisas né? Você acha que determinada situação é o fim do mundo, no entanto, logo depois aprende muito com ela.
      Beijão, espero te ver mais por aqui <3

      Excluir
  17. Meus parabéns!!!
    Seu post ficou ótimo e confesso que me identifiquei com bastante coisa... Preciso mudar alguns hábitos... rsrs

    Um beijo.
    www.anneabreu.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha linda! É tão gratificante escrever algo e ler comentários assim, que bacana que se identificou!

      Beijos :)

      Excluir
  18. Nossa, parabéns minha linda, concordo com tudo que você citou no post, adorei, beijos!

    http://realcedagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ao longo dos anos vamos sempre tirando ensinamentos :) Crescer não é apenas o passar dos anos, somos nós enquanto pessoas :D
    Beijinhos ❤
    EVENING BREEZE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo Rita! Maturidade está na mente, e não na idade.
      Beijão, e espero te ver mais por aqui! ❤❤

      Excluir
  20. Saudades das suas postagens, volta logo com posts novos viu? *--*
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volto sim! Estou sumida pois estou estudando muito, início do mês que vem é Enem, e outros vestibulares. Aí já viu né?
      Beijos!!

      Excluir
  21. Olá lindona,
    Aprendeu bastante coisa, A cada dia que passa adquirimos mais conhecimento e de nada adianta se não tivermos o amor de nossa família.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  22. Que post mais amor, amei demais!!
    Beijinhoos.
    www.amordeluaazul.com.br
    instagram: www.instagram.com/germa.n

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofa! Obrigada! Fez meu dia agora! hahah ❤
      Beijosss

      Excluir
  23. Guria, parabéns pelo teu aniversário, tudo de bom pra ti <3 Que bacana essa tua listinha e que legal perceber essas coisas através do teu ponto de vista, achei bem bacana. Eu acho que responsabilidades são mesmo assustadoras, mas temos que lidar e aceita-las, então acaba que não fica tão tenso - ainda mais se, como você falou, tem sua família pra te apoiar sempre e ser sua base.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Fico contente que tenha gostado!
      Beijos! ❤

      Excluir
  24. Estou em rumo aos 17 e dá muito frio na barriga, a partir dos 16 parece que tudo passa tão rápido. Espero aprender tantas coisas assim como você aprendeu. Uma coisa que preciso praticar mais é ser uma pessoa comunicativa, consigo apresentar meus trabalhos muito bem, mas me sinto incomodada conversando com pessoas que não são do meu ciclo social e isso é uma besteira. Adorei o seu post e parabéns pelos 18tão, que venham mais experiências e aprendizagens para você fazer outro post maravilhoso como esse.


    Pronto, Postei!
    Quer um Layout Free?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Alexia, de uns tempos pra cá tudo vem acontecendo rápido demais, o que me dá muita aflição por sinal. Pois tenho medo de não conseguir curtir cada momento e cada fase como gostaria. Te entendo perfeitamente ao se tratar da comunicação, mas tenta se abrir um pouco mais, muitas de nossas atitudes refletem o que se passa em nosso subconsciente :)
      Muito obrigada pelo seu comentário aqui no meu cantinho! E já pensou em faz um post com as 17 coisas que você aprendeu/está aprendendo também? vou adorar ler!

      Beijos!!

      Excluir
  25. Amei o texto! Muito bom! ;o)
    Seu blog é uma fofura! Sucesso, viu? <3

    * Tem POST NOVO no meu Blog. Já deu uma espiadinha?
    Beijo, beijo!
    www.poderosaderosa.com.br

    ResponderExcluir
  26. Sobre esse post? Amei, amei, amei.
    Me identifiquei com TUDO que você disse e é isso mesmo. Antigamente eu tinha dificuldade em compreender muitas coisas, principalmente as mudanças que aconteciam. Mas agora é tudo mais fácil ❤

    http://makingcolorfilm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão gratificante ler esses tipos de comentários! Muito obrigada mesmo, fico muuuito contente que você não só tenha gostado, como se identificado com vários tópicos!!

      Beijosss!!

      Excluir
  27. Para 17 anos é muito aprendizado. Eu também sou uma pessoa muito fechada e até hoje luto pra ser mais comunicativa. Que bom que vc aprendeu isso mais cedo.
    Parabéns e muita felicidade!

    bjos

    ResponderExcluir
  28. Nossa me sentir bem melhor! Agradeço a você por esse post👏 muito bom!

    ResponderExcluir

- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!
- Deixe também o link do seu blog para que assim, eu possa retribuir a visita.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.

Não deixe de seguir!

© Devaneios de Inverno - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger .
imagem-logo