Facebook

Páginas

Resenha: Assassinato no Expresso do Oriente


Pouco meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Um americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro.
Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot  para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime.
"É preciso que se diga: as pequenas células cinzentas esclarecem, mais uma vez, o que parecia insolúvel. Agatha Christie transforma uma história improvável num conto verdadeiro. E mantém os leitores fascinados e curiosos até o final." Times Literary Suppelment  

Editora: Nova Fronteira - Ano: 2012  - Páginas: 223  Onde Comprar: Submarino / Extra / Americanas 



Resenhando...

Assassinato no Expresso do Oriente, foi o primeiro livro que li da Agatha Christie, sempre ouvia muitas críticas, sejam elas positivas e negativas da autora, e confesso que ficava louca em ler seus clássicos. Até que surgiu a oportunidade, encontrei ele na biblioteca de meu colégio (mal pude acreditar).

O livro tem uma narrativa direta porém rápida e de fácil compreensão, a história gira em torno de Hercule Poirot, um detetive muito famoso por desvendar casos que muitas vezes, são considerados impossíveis. Ele está em uma viagem pela Europa, durante o inverno. E durante essa viagem, um corpo é encontrado morto, esfaqueado doze vezes, e a porta que dava acesso ao quarto da vítima estava trancada. Poirot é chamado para resolver o caso, visto que o trem parou inesperadamente por conta de uma nevasca, o assassino não teria como fugir, e estaria entre os passageiros. Várias pistas falsas aparecem, mas Poirot as reconhecem de longe. E encontra duas soluções para o mistério.

A leitura te prende do começo ao fim, confesso que no começo você pode se sentir um pouco perdido, afinal você está tendo o primeiro contato com os personagens e conhecendo um pouco mais sobre a história tratada no livro. Mas isso logo passa, e você vai se envolvendo de tal maneira que fica praticamente impossível não devorar o livro.

O que gostei muito nesse livro, e que Agatha abordou incrivelmente bem, é a construção de cada personagem e o desenvolvimento deles ao longo da história, cada detalhe que acaba passando despercebido por nós, o detetive Poirot nos chama a atenção. Ele abre nossos olhos, e muitas das vezes nos vemos tentados a achar um personagem inocente que outrora era culpado. Cada capitulo foi muito bem escrito, muito bem pensado. É uma leitura muito gostosa. E que final!!! Fazia tempo que não lia um livro com o final tão impactante, é aquele livro que quando você acaba de lê-lo, fica se perguntando: "Como assim acabou? Você só pode estar brincando!".

Outra coisa que gostei muito, foi que o livro cita algumas frases em francês em diversos diálogos! O que não me incomodou em nada! 

Fiquei com vontade de conhecer Poirot, me parece um homem extremamente genial. Enfim, esse primeiro contato que tive com Agatha Christie foi ótimo, mal vejo a hora de ler outros livros da autora.

Minha classificação:  

Agora a notícia que deixei para o final do post, é sobre os filmes. Sim, o livro serviu de base para três filmes:
  • O primeiro foi gravado em 1974, e é considerado por muitos a segunda melhor versão. Chegou a ser indicado a nada mais e nada menos que 6 Oscar!!
  • O segundo filme, foi gravado em 2001, e considerado o pior filme por muitos. Pois o livro se passa quando Istambul era na verdade, a antiga Constantinopla, ou seja, bem antes da década de 30. E no filme, eles tentaram modernizar, o que não ocorreu com grande sucesso.
  • O terceiro, foi gravado em 2009, e considerado de longe como a melhor versão. Pois eles mantiveram o estilo ambientado no livro, e quem fez o papel de Poirot foi David Suchet, um ator muito conhecido por fazer papéis de detetive na Tv.
Fiquei com muita vontade de assisti a todos eles, e tirar minhas próprias conclusões. Indico muito essa leitura, além de ser rápida, ela é incrível!
Cena do primeiro filme

Me acompanhe: 


2 comentários :

  1. Oi Taís!
    Eu li esse livro há muito tempo. O que eu acho mais interessante na escrita da Agatha é que ela consegue prender a gente até o fim. Lembro que fiquei super curiosa pra saber quem era o assassino e só descobri quando foi revelado, e era tipo alguém que eu nem imaginava. Adoro quando sou surpreendida assim nos livros, quando não consigo descobrir algo ou quando me engano totalmente.

    Bjos,
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um excelente livro mesmo, também adoro quando sou surpreendida. Não vejo a hora de ler outros livros dela :) Bjss

      Excluir

- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!
- Deixe também o link do seu blog para que assim, eu possa retribuir a visita.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.

Não deixe de seguir!

© Devaneios de Inverno - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger .
imagem-logo