Facebook

Páginas

Conhecendo minha faculdade: Arquitetura e Urbanismo

Oi gente! Tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar um pouco mais da minha faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Para quem já acompanha o Blog há um tempo, sabe um pouco melhor dessa oportunidade que ocorreu no começo desse ano, caso você tenha interesse em saber como surgiu, clique aqui. 


Finalizei o primeiro período do curso há algumas semanas atrás (agora só faltam mais nove rs uhuu!!). E confesso que foi uma grande conquista para mim. Me vi maravilhada em frente ao curso que tanto me admira e sou apaixonada. Cada matéria, cada trabalho e seminário propostos pela instituição a qual estudo me motivou ainda mais a estudar e me dedicar em ser uma aluna melhor. Estudar o que gostamos nos impulsiona, nos revigora

No primeiro dia de aula fiquei tão nervosa e apreensiva se iria gostar ou não. Pois eu sempre fui uma estudante que se identificava com tudo, e no simples ato de imaginar a ideia de seguir alguma profissão a qual iria seguir o resto da minha vida me enchia de medo. Com o tempo, a área de exatas acabou conquistando um espaço maior, sempre me via com os olhos brilhando toda vez que solucionava um problema ou então virava noites fazendo exercícios de física por simplesmente gostar.

Sabendo disso agora, você pode imaginar em como foi difícil escolher uma faculdade né? No final do terceiro ano do ensino médio me encontrei decidida a cursar Engenharia Elétrica, e logo depois, Física. No entanto, no meio desses dois, via a arquitetura como uma área que se encaixava perfeitamente para mim. Além reparar em como é extenso o leque de possibilidades que um profissional deste ramo pode atuar.

E conversando com minha mãe um certo dia, ela me recordou de como eu ficava animada quando era pequena ao saber de alguma reforma ou construção que teria aqui em casa. Eu não só projetava, como também mobiliava como seria o ambiente. E fazia questão de entregar em mãos ao pedreiro. Fiquei refletindo isso por dias, então resolvi dar ouvidos àquela vozinha na minha cabeça e arriscar. E no final de janeiro e começo de fevereiro essa ideia já estava mais concretizada e começava a entrar nos trilhos.


Uma das primeiras impressões e que se mostrou real em relação ao curso, é ele ser extremamente puxado. É necessário muita dedicação do aluno, pois demanda um tempo maior de estudo quanto das demais graduações. E isso já foi comprovado por uma pesquisa da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Outra característica notável, é ele ser de maior embasamento prático, você faz muito uso de atividades manuais, como as maquetes por exemplo, que irá te acompanhar até o final da faculdade.

No primeiro semestre eu já consegui sentir a amplitude que essa graduação pode oferecer, bem como as diversas áreas de atuação e especialização do profissional. Arquitetura é denominada como um curso das ciências exatas, pois ela apresenta maior predominância de disciplinas voltadas para o cálculo estrutural e de fundamentação. Como por exemplo: Sistemas Estruturais, Estruturas de Concreto, Estruturas de Aço, Mecânica dos Solos e Fundamentações, Estruturas de Madeira, dentre outras.

No entanto, ela também possui disciplinas das humanidades. O arquiteto não só planeja espaços para o uso do homem, como requer compreender quais as reais necessidades de cada cliente e levar em consideração questões como a estética, luminotécnica, conforto, ergonomia, acústica e térmica dos espaços projetados. Alguns exemplos de matérias: Psicologia Ambiental, Teoria e História da Arquitetura, História da Arte, Estudos Sociais, dentre outras.

As disciplinas citadas foram retiradas da grade curricular da minha faculdade. Ela pode não ser igual a de outra instituição. Uma curiosidade que acabei descobrindo é que há universidades que focam mais no estudo artístico e não nas características técnicas. O ideal, caso você queira cursar Arquitetura é pesquisar a grade e escolher a que mais se identifica.


Minhas nove disciplinas desse primeiro semestre foram:


Essa disciplina é teórica e prática. Ela nos introduz ao vocabulário voltado à arquitetura através do estudo de seus elementos básicos compositivos, nos permite identificar os diferentes processos de construção de um elemento arquitetônico, e compreender as relações entre as partes e o todo. Além de inserir uma análise dos princípios essenciais para solucionar eventuais problemas. A primeira maquete que fiz (na vida!) foi nessa disciplina, o tema proposto foi uma residência seguindo a concepção  áurea. 



O intuito dessa disciplina é nos recordar sobre as técnicas de construção de um texto dissertativo e dissertativo-argumentativo, levando-se em conta coesão e coerência. A produção de redações, resenhas, fichamentos, resumos e relatórios (sendo extramente útil em nossa vida acadêmica). Como também a interpretação de texto e o estudo de normas gramaticais. Essa matéria é bem tranquila, ela faz nada mais que uma recapitulação da matéria básica do ensino médio.


Essa é de longe a matéria mais trabalhosa, como também requer muita paciência e atenção. Você passa a conhecer melhor as etapas de um projeto, as normas e convenções do desenho técnico segundo a ABNT, as tipologias de representação e sua relação com as escalas. Aprende a usar os materiais apropriados para execução de um projeto arquitetônico. Além colocar em prática a leitura, interpretação e execução do desenho de arquitetura. O trabalho final do semestre foi fazer um projeto de uma maquete fornecida pela Instituição, em folha papel manteiga A2 à caneta, contendo: Planta baixa, fachadas, cortes, planta de implantação, cobertura e situação e humanização da mesma. Em outras palavras: adeus vida social! 

Nessa disciplina, eu fui melhor na V1 do que na V2. Eu senti que na V2 a professora estava correndo muito com a matéria, e fiquei com inúmeras dúvidas, sem contar que senti grande resistência a me adequar a sua didática. Outro fator que me incomodou, foi no fato de gerar uma espécie de competição e individualismo na classe. Todos estavam ocupados demais fazendo seus projetos, que não se pronunciavam a me ajudar. Tendo em vista que procurei a monitora que alegou estar muito ocupada com o TCC para solucionar esse contratempo. E por ser uma matéria prática, consegui pouquíssimo material na Internet para complementar essa carência.



Essa disciplina tem como objetivo introduzir o estudante ao universo da formação acadêmica e suas normas institucionais, instruindo ao educando o projeto pedagógico do curso. Como também compreende as competências, atribuições e as questões éticas e morais acerca da carreira profissional. Eu me surpreendi com essa matéria, pois achei que iria tirar de letra. No entanto, o conteúdo é extenso e senão se dedicar, acaba se saindo mal. 


Outra matéria de desenho que tive no primeiro semestre foi Desenho Livre, e como o próprio nome já diz, é sem qualquer uso de instrumento técnico, nem mesmo pode usar a borracha! Nessa disciplina ela capacita e orienta o estudante a desenvolver melhor formas para se expressar graficamente com o uso de métodos do desenho à mão livre, como o desenho de observação e as técnicas de perspectiva de ponto de fuga. Além de despertar a compreensão de luz e sombra, textura, reprodução de vegetação, escala e cor. Eu não sei desenhar nada, mal sei fazer um círculo, então senti um pouco de dificuldade. No entanto, as aulas de monitoria ajudam muito, e se correr atrás você consegue fazer um excelente desenho, vai por mim!



Já a matéria de Matemática foi tranquila, ela foi bem básica e com muita aplicação em Arquitetura e Urbanismo na resoluções de problemas reais a qual o profissional passa. Fez parte da emenda: Sistema métrico decimal, conversão de unidades, porcentagem, proporção e regra de três, estudo de funções do 1º e 2º grau, geometria plana e espacial. E por último áreas e volumes. 


Essa é uma matéria lecionada por um professor graduado em Engenharia Civil. Nela compreendemos a evolução histórica dos sistemas estruturais, a analogia entre esses sistemas com os encontrados na natureza e os utilizados nos edifícios. Além de instruir ao aluno as noções de equilíbrio, vínculos e graus de liberdade; solicitações, tensões, deformações; estabilidade e instabilidade. Assimilando também o comportamento dos elementos sejam eles: horizontais, verticais, tensionados e curvos. E o impacto nas decisões projetuais de arquitetura. O trabalho final dessa disciplina foi elaborar em grupo, um monumento de uma praça representando os elementos estruturais presentes na edificação. 



Essa com certeza é de longe a "mais humanas" do semestre, ela procura estabelecer um forte contato com a Filosofia, seus principais pensadores e teóricos, bem como o conceito de arte, mais especificamente a visual, e seus elementos formais. Abrange também o estudo de temas, autores e problemas referentes à estética clássica moderna e contemporânea em obras de arte. Eu sou bem exatas e senti um pouco de desconforto nessa matéria por ela ser das ciências humanas e possuir um grande embasamento filosófico, porém, acabei achando muito interessante. 

Nela foi proposto como trabalho final a elaboração de uma obra de arte, a qual levava-se em conta cinco fatores, seja ele as linhas, peso visual, cor, ritmo, simetria, plano, dente outros. Abaixo está minha obra, não vale ri hein! Essa foi a única foto que achei, então me desculpem se está um pouco desfocada. Depois de entregue a professora não devolveu mais, então só restou essa.

Meu trabalho em referente à disciplina de Estética.


Por fim, para compor tal matéria foi realizada uma viagem técnica ao município de Cataguases, em Minas Gerais, conhecida pelas inúmeras residências e monumentos modernistas tombados pelo IPHAN. E pelo aclamado Colégio Cataguases, projetado no final da década de 40 por Oscar Niemeyer e paisagismo de Burle Marx. A viagem de estudos proporcionou uma percepção maior da arquitetura modernista brasileira, além de um produtivo material, contendo também um roteiro de visitas para constituir a realização da apresentação do seminário final. A qual foi avaliada por três profissionais e docentes da área para estabelecer a nota do grupo. 

Grupo do Projeto Integrador 1 

Espero que tenham gostado do post, qualquer dúvida deixem nos comentários que será um prazer responder vocês! 

17 comentários :

  1. Oi, tudo bem??
    UAUUUUU! Não conhecia muitooooo sobre essa área e adorei! O mais legal de tudo é ver a paixão que vc escreve sobre o curso, não tem nada melhor do que fazer o que gostamos né? Na verdade, isso é essencial!!!
    Beijos
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=M7zspSSsLHM
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gente, que post super completo! Com certeza vai ajudar muita gente que quer cursar Arq :D Parabéns pela compilação de informações.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o post, Taís! Bem explicadinho!
    Achei legal ver tua animação com a faculdade e também a experiência com cada uma das matérias!
    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
  4. Que área interessante! E muitos parabéns pela conclusão do primeiro período, o próximo vai correr ainda melhor. Muito sucesso! :D
    E muito obrigada pelo comentário, super querida <3
    Beijos, The Fancy Cats

    ResponderExcluir
  5. Por acaso nunca quis estudar arquitectura, mas acredito que seja um curso bem complicado! :D
    Obrigada pelo comentário :)

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Adoreeiiii a postagem, excelente!! Faça mais como esta que vou adorar ler. Bjooss <3

    ResponderExcluir
  7. Ooi Taís, adoreeei o post! Muito obrigada pela visita em meu blog!
    Eu postei no meu blog sobre a minha faculdade de Arquitetura e Urbanismo, se quiser ler, o link é este: http://www.pequenomuffin.com.br/2017/03/arquitetura-e-urbanismo-como-escolhi.html
    Adoreei de verdade, quando eu escolhi Arquitetura eu estava entre 4 cursos hahah, Jornalismo, Design de Moda, Arquitetura e Medicina, profissões super distintas mas que eu sempre admirei muito, ainda mais por eu nunca ter tido uma área preferida, sempre adorei todas. Mas acabei escolhendo Arq pelo fato, justamente de misturar todas as áreas, eu estou amando e também acabei de concluir o 1° semestre! Parabéns! Ameeeei o post! Ah, você tinha comentado no meu blog que queria conversar comigo sobre o curso, me siga lá no Insta (@larareisrods), a gente pode conversar por lá se quiser! ;)
    Bisouss,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
  8. Admiro muito quem faz esse curso, principalmente pelo grau de dificuldade! <3 gostei de saber como ele funciona!

    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  9. adorei conhecer mais sobre o curso, sou formada em moda e gosto mt saber mais de outros cursos que envolvem design

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  10. Adorei conhecer um pouco da tua área, muito sucesso para o futuro.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  11. Com certeza deve ser um curso incrível, tenho certeza que terá muito sucesso na sua carreira.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. arquitetura é um curso muito incrivel, era minha segunda opção, mas moda me pegou de jeito. adorei seu blog.
    beijos https://beperes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Que post rico e super completo, adorei!
    Gostei de ficar a conhecer mais sobre esse curso :)

    https://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  14. Muito legal quando fazemos algo que gostamos! Gostei de conhecer um pouco mais sobre seu curso, Cataguases é pertinho de minha cidade. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Que tanto de imagem linda! Sucesso na sua carreira!

    ResponderExcluir

- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!
- Deixe também o link do seu blog para que assim, eu possa retribuir a visita.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.

Não deixe de seguir!

© Devaneios de Inverno - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger .
imagem-logo